Para se chegar a Avalon era preciso saber o encantamento que abriria as névoas e chamaria a barca que o levaria pelo lago até à ilha. Somente os iniciados e alguns homens do povo do pântano (que conduziam as barcas) sabiam o caminho para Avalon. Quem ousasse transpor as brumas sem saber o encantamento ficaria perdido, para sempre, vagando entre os dois mundos.

sábado, 28 de abril de 2012

Música Celta



                                   
                                                     Música celta

Para os celtas a música era algo de inspiração divina. Era uma manifestação do Outro Mundo, ou melhor, do Mundo dos Deuses.


As canções tinham tanta importância para os celtas que geralmente os músicos eram da classe sacerdotal druida.

Totalmente ligada à religião dos druidas, talvez a forma artística mais ligada ao cunho religioso, a música além de promover e muito a cultura celta ela beneficiou sua mitologia, história e os historiadores.

Pois é destas musicas que se tiram várias conclusões do modo de vida, de agir e de pensar dos celtas e principalmente alguns fatos históricos.

Mas a chegada da cristandade fez com que muito dessa musica se perdesse ou tomasse rumos que não fossem peculiar ou de preferência celta.

Por considerarem a música algo divino, nada mais provável do que usar nessas cantigas e canções, temas que sejam tão divinos quanto à música.

Como os celtas tornavam tudo que tinham ligado a sua religião, muitos temas poderiam ser encontrados, mas a Natureza, os mitos, as batalhas, os contos de amor eram os mais freqüentes.

                           Os Temas

1. Natureza - Era uma das coisas mais adoradas e respeitadas pelos celtas. Por tirarem dela tudo que necessitavam e viverem nela e dela, a natureza esteve sempre presente na maioria das canções celtas.
Eram músicas geralmente calmas que mostravam a gratidão que o povo sentia por tudo o que a natureza lhes representava.

Os sons emitidos pelos instrumentos eram uma imitação dos sons que a natureza fazia seja numa ventania, num bater das ondas, farfalhar das folhas, ruídos de animais, tudo era sagrado e deveria ser transcrito para a música.

2. Mitos - A mitologia também estava muito presente. Por sempre falar de seus deuses em seus mitos os celtas os consideravam sagrados, por mais que não os documentassem.

Refletidos nas músicas os mitos sempre eram ou mencionados ou realmente declamados.

Dependendo da história do conto as notas variavam.

Se a narrativa envolvia uma história de amor ou de peregrinação a canção era calma e lenta.

No caso dos mitos transcritos nas músicas serem compostos de batalhas e lutas estes tinham um som mais forte.

3. Batalhas - Alguns druidas tinham a função de viajar por todas as tribos celtas para saber tudo o que ocorria com eles e sobre as ultimas batalhas ocorridas.

Das batalhas eles tiravam inspiração para muitas de suas músicas.

Sejam lamentando a perda de algum líder da tribo e seu exercito ou comemorando a vitória.

Seguiam a mesma linha de ritmos que com os mitos.

E geralmente a conseqüência dessas músicas era de uma batalha muito importante que algum herói se destacou pela sua forma de luta, morte honrosa ou por trazer a vitória se tornar um Deus e assim a batalha virar mais um mito.

4. Contos de Amor - Estes eram semelhantes às batalhas, sempre tendiam a se tornar mitos depois de transcritos nas músicas culturais.


Por terem muita criatividade e crerem em magia, os celtas davam mais emoção e drama a alguns contos.
Colocavam no meio a mão de algum deus ou deusa que represente o amor, ou mesmo fazia dos personagens uma reencarnação de tais deuses, que colocavam grandes coisas em risco pelo amor que sentiam.










Um comentário:

  1. Legal a explicação sobre músicas celtas. Eu estava ouvindo músicas de um jogo com esse tipo de música e vim parar aqui (o jogo, por acaso, é focado em duas deusas).

    ResponderExcluir